O avestruz é sem dúvida a maior espécie de ave viva, mas não podem voar, pois suas asas são vestigiais com penas plumosas incapazes de sustentar um voo, ao invés disso, os machos usam as asas para “se mostrar” durante a paquera. Por não poderem voar, são grandes corredores e alcançam a velocidade de 80 km/h. São animais onívoros, ou seja, podem comer de tudo: ervas, folhagem de árvores, arbustos e todo pequeno vertebrado e invertebrado que consiga capturar.
Bem, tudo nessa ave é muito exagerado, mas o cérebro é muito pequeno e pode ser do tamanho ou menor que seu globo ocular. Os olhos do avestruz medem em média 5 cm de diâmetro (maior que o olho do elefante) e pesam cerca de 48 g, enquanto seu cérebro em média não passa de 42 g. Em comparação, nossos olhos medem metade do tamanho, em média 2,4 cm.
Mas por que o cérebro do avestruz é tão pequeno? Bem, na verdade, o cérebro é do tamanho que deveria ser, pois todas suas funções motoras e de sobrevivência funcionam perfeitamente. Pode parecer bobagem, mas a seleção natural foi bem sucedida em selecionar aqueles avestruzes que tinha o olho maior que o cérebro e, portanto, uma visão melhor. É claro que passar esses genes para seus descendentes foi a melhor escolha.
Fonte: diariodebiologia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário