Pages

Filósofos que fizeram história

Tales de Mileto
Tales de Mileto (625 - ? a.C.) -  é considerado o principal filósofo grego. Segundo a Tradição, o berço da filosofia foi Mileto, onde Tales fundou a escola que conserva o nome de sua cidade natal.
Para Tales de Mileto, a água era a substância única de todas as coisas. Ele foi responsável pelo enunciado de inúmeros teoremas e trouxe do Egito para a Grécia os fundamentos da Geometria.

Pitágoras
Pitágoras - a sua existência é por muitos posta em dúvida, mas afirma-se que nasceu na ilha de Samos (Ásia Menor) por volta do início do século VI a.C. A escola pitagórica realizou investigações matemáticas que alcançaram grande progresso. Na geometria, chegou a resultados como o teorema de Pitágoras.
Euclides de Alexandria
Euclides de Alexandria - Matemático grego, viveu em Alexandria por volta do século III a.C., onde fundou uma escola. A sua grande obra , os Elementos, constitui um dos mais notáveis compêndios de matemática de todos os tempos.
Sócrates
Sócrates (469-399 a.C.) - filósofo grego. A sua doutrina opera a revolução que consiste em deslocar a reflexão do mundo físico para o mundo humano, propondo, como objeto da indagação filosofica, os temas referentes ao homem.
Platão
Platão (428 ou 427 - 348 a.C.) - filósofo grego. O platonismo recebeu a influência decisiva de Sócrates e defrontava-se com o problema de ser. Desejava encontrar uma solução que conciliasse o testemunho dos sentidos com as exigências do conhecimento intelectual.
Aristóteles
Aristóteles (384 ou 383 - 322 a.C.)  - Primeiro historiador e sistematizador do pensamento grego. Dominou a totalidade dos conhecimentos de seu tempo, escrevendo sobre todos os assuntos.
Epicuro
Epicuro (341 - 270 a.C.) - filósofo grego. Fundou sua escola (O Jardim) em Atenas e teve muitos discípulos. Dividiu a Filosofia em três partes: lógica, Física e ética.
São Tomás de Aquino
São Tomás de Aquino (+- 1225 - 1274) - filósofo e teólogo medieval. Ocupava-se da questão das relações entre a Ciência e a Fé, a filosofia e a Teologia.
René Descartes
René Descartes (1596 - 1650) - filósofo e matemático francês Identificou no intelecto duas faculdades essenciais: a intuição e a dedução.
Immanuel Kant
Immanuel Kant (1724 - 1804) - filósofo alemão. Os pontos de partida do Kantismo são o problema de conhecimento e a Ciência tal como existe.
Karl Marx
Karl Marx ( 1818 - 1883) - Filósofo e economista judeu-alemão. Definiu sua doutrina na obra O Capital, baseando-se numa explicação materialista dos fatos econômicos e históricos.
Jean-Jacques Rousseau
Jean-Jacques Rousseau (1712 - 1778) - escritor francês, de origem suíça. As suas doutrinas coincidem durante um período com as do enciclopedismo radical; porém, ele afastou-se da Encyclopédie por sua negação ao racionalismo progressista e pela apologia do instinto e da natureza.
Bertrand Russel
Bertrand Russel (1812 - 1970) - filósofo inglês. Além do desenvolvimento de uma lógica das relações, traduziu em enunciados lógicos fundamentos da teoria matemática dos números reais.
Jean-Paul Sartre
Jean-Paul Sartre (1905 - 1980) - escritor e pensador francês. Seus escritos foram dois pequenos tratados filosóficos sobre a imaginação e o imaginário.





Compartilhar:
←  Anterior Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores