Pages

Onde o meio ambiente fala mais alto


De acordo com a ONG ambientalista Conservação Internacional (CI), existem no mundo dezessete países que concentram mais de 70 por cento de toda a fauna e flora pesquisados no planeta. Esses países são chamados de megabiodiversos. No ranking dos megabiodiversos, o Brasil ocupa o primeiro lugar, respondendo por 12 por cento de toda a vida natural da Terra. A maior parte das espécies animais e vegetais dessa biodiversidade encontra-se na floresta amazônica, que cobre metade de todo o território brasileiro e ainda se espalha por outros oito países da América do Sul.
Com 1,5 milhão de quilômetros quadrados, o Amazonas tem todo o seu território no interior da floresta amazônica. Maior estado brasileiro, nele se encontra a bacia do rio Amazonas, responsável por um quinto de toda a água doce do mundo. A bacia hidrográfica do estado é muito grande, e a maior parte da população que vive em seus 62 municípios é ribeirinha. Como muitas regiões sofrem cheias periódicas, é comum encontrar residências construídas sobre palafitas à beira de rios.
No Amazonas encontram-se também importantes áreas de conservação ambiental. Entre os municípios de Barcelos e Novo Airão, a cerca de 400 quilômetros da capital, Manaus, fica o Parque nacional do Jaú. Com uma área de 2,2 milhões de hectares, é o maior parque nacional do Brasil e o maior do mundo em floresta tropical úmida contínua e intacta. O parque encontra-se na região de Mariuá, o maior arquipélago fluvial do mundo, com cerca de 1400 ilhas nas aguas do rio Negro. Rios, lagos, florestas inundadas, praias fluviais, campos e pântanos compõem a diversidade de paisagens de Mariuá.
Um dos animais encontrados na região é o boto-cor-de-rosa, mamífero que chega a atingir 2,5 metros de comprimento e vive na parte rasa dos rios. Em torno desse animal existem muitas lendas contadas pelas populações ribeirinhas. Numa delas, diz-se que, nas noites de lua cheia de junho, o boto sai do rio e se transforma num homem que seduz a moça mais bonita que encontrar.
Outro município amazonense com grandes áreas de preservação é São Gabriel da Cachoeira, a mil quilômetros de Manaus, já na fronteira com a Colômbia e a Venezuela. Em suas terras localiza-se o Parque Nacional do Pico da Neblina, onde se encontra o ponto mais elevado do território brasileiro. São Gabriel da Cachoeira também se caracteriza por ser um município brasileiro com maior participação de indígenas na população: nada menos que 90 por cento. Na cidade, além da língua portuguesa, outros três idiomas indígenas são considerados cooficiais: o nheengatu, o tukano e o baniwa.
A forte presença indígena no estado deixou sua marca em várias manifestações culturais. Uma delas é a Festa do Boi, que acontece todos os anos na última semana de junho na cidade de Parintins, a 325 quilômetros da capital.
Na capital amazonense, um dos destaques são as construções do final do século XIX, erguidas na época em que Manaus se desenvolveu com a riqueza proporcionada pela borracha. Um exemplo é o Teatro Amazonas, inaugurado em 1896. Em seu palco já se apresentaram renomados artistas nacionais e estrangeiros, como o cantor de ópera italiano Enrico Caruso (1873-1921) e a atriz francesa  Sarah Bernhardt (1844-1923).

Fonte de pesquisa: História em movimento, Vol. 3 (pág. 392-393)
Compartilhar:
←  Anterior Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores